Qual o segredo da Faculdade de Direito de Jacarezinho?

02-01-2009 16:54

Da Redação por Celso Antônio Rossi

-

O Paraná e o Brasil já se acostumaram a receber notícias, sempre positivas, envolvendo a Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Jacarezinho).
E de uns tempos para cá começaram as indagações: o que faz com que uma pequena instituição de direito, do interior do estado, localizada em uma região economicamente carente, esteja entre as melhores do Brasil?
Se essa conquista fosse eventual poderia ser argumentado que fora sorte ou coisa que o valha. Mas não é assim.
Desde que começaram as avaliações dos cursos de direito, Jacarezinho SEMPRE se colocou na ponta. Assim foi com o antigo provão do MEC (de 1996 a 2003) quando obteve o conceito A em todos eles, o máximo a se atingir.
Assim tem sido com o selo de qüalidade da OAB com essa faculdade recebendo os três até agora emitidos.
E agora com a avaliação feita pelo ENADE em que ela se coloca entre as quatro melhores do Brasil, que além da nota conceitual cinco também obteve nota máxima em outro índice que compara o desempenho dos estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, por alunos de outras instituições com perfis semelhantes.
Ou seja: é uma escola de direito que orgulha não só os jacarezinhenses mas também toda a região do norte pioneiro e o próprio Paraná.
Seus ex-alunos estão espalhados pelo Paraná e pelo Brasil. São advogados, professores, juízes, delegados, promotores de justiça, procuradores de justiça e até desembargadores.
E aí se indaga: qual o seu segredo?
Mas a resposta é simples: desde o primeiro dia de aula no longínquo ano de 1968, que a seriedade tem sido a mola mestra dessa notável instituição.
Seriedade de parte dos alunos, dos professores, da direção e dos funcionários, demonstrando que, com um trabalho nesse nível é possível figurar sempre entre as melhores mesmo que, eventualmente, em condições adversas.

Celso Antônio Rossi é advogado em Jacarezinho e professor fundador da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro da qual, hoje, é professor emérito.

 

Noticia:

www.jacarezinhonanet.com

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.